domingo, 3 de março de 2013

Projeto Trilhas: 1º encontro

O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura. Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e  escrita  com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado.

Conta com uma Rede de Ancoragem que apóia a implementação do conjunto de material do TRILHAS nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada.

O TRILHAS envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.

Esta iniciativa só é possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura Crer para Ver. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil.

Abaixo, momentos do 1º encontro com alunos de uma escola indígena que fica na aldeia de Itaxim, em Paraty Mirim, Estado do Rio de Janeiro.

No dia 02 de março de 2013, através da Diretoria Regional Médio Paraíba, onde trabalho como membro de equipe, demos início a este trabalho.

O livro escolhido foi CABRITOS, CABRITÕES. 
Autor: Olalla González e Frederico Fernández
Editora: Callis


Convidamos o artista plástico CARLOS FERNANDES para participar.
Após desenvolver as etapas propostas para a contação desta história, realizamos alguns jogos também propostos pelo kit e terminamos com atividades artísticas e lúdicas.

Carlos Fernandes trabalhou com a técnica DESENHO LIVRE EM GIZ DE CERA.
Propusemos a brincadeira de TIRO AO ALVO com a utilização de ZARABATANA  e balões vermelhos.

Ao final, oferecemos lanche e distribuímos brinquedos doados pelas unidades escolares desta Regional.

Foi um dia maravilhoso e sem palavras que possam traduzi-lo...






















Nenhum comentário:

Postar um comentário